• http://nucleodeartedabarra.blogspot.com/p/musica.html

    Aulas de Musica

    As oficinas de música se baseiam na utilização, exploração e organização dos elementos da linguagem musical a partir dos movimentos corporais e dos instrumentos musicais.

  • http://nucleodeartedabarra.blogspot.com/p/danca.html

    Aulas de Dança

    Dança é liberdade de expressar através do corpo o sentimento do espirito. É criatividade, ritmo e harmonia. É realizar sonhos. Venha realizar o seu, estamos te esperando!

  • http://nucleodeartedabarra.blogspot.com/p/artes-visuais.html

    Aulas de Artes Visuais

    As artes visuais reúnem produções de várias linguagens como: pintura, escultura, grafite, entre outros. Nosso trabalho é realizado em oficinas que possibilitam pesquisas, experimentações para o fazer arte, a partir de técnicas e conhecimento da Historia da Arte.

  • http://nucleodeartedabarra.blogspot.com/p/teatro.html

    Aulas de Teatro

    “Mistério, Dúvida, Criação”. A oficina trabalha com improvisação, expressão corporal e a montagem de uma peça teatral.

  • http://nucleodeartedabarra.blogspot.com/p/video.html

    Aulas de Video

    A oficina de vídeo busca elaborar projetos de produção de imagens com aplicação das ferramentas tecnológicas. Este exercício de captura e edição de imagens é feito de forma critica e criativa diante das transformações do mundo.

Núcleo de Arte Professor Albert Einstein
Projeto Político Pedagógico 2015:
“REDESCOBRIR.  UM REENCONTRO COM A HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO E DO                                                                                     E DO NÚCLEO DE ARTE PROF. ALBERT EINSTEIN”

Como se fora brincadeira de roda, MEMÓRIA
Jogo do trabalho na dança das mãos, MACIAS
O suor dos corpos na canção da vida, HISTÓRIA
O suor da vida no calor de irmãos, MAGIA
Como um animal que sabe da floresta, PERIGOSA
Redescobrir o sal que está na própria pele, MACIA
Redescobrir o doce no sabor das línguas, MACIAS
Redescobrir o gosto e o sabor da festa, MAGIA
Pelo simples ato de um mergulho,
Ao desconhecido mundo que é o coração,
Alcançar aquele universo que sempre se quis,
E que se pôs tão longe da imaginação,
Vai o bicho homem fruto da semente, MEMÓRIA
Renascer da própria força, própria luz e fé, MEMÓRIA
Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, HISTÓRIA
Somos a semente, ato, mente e voz, MAGIA
Não tenha medo, meu menino povo, MEMÓRIA
Tudo principia na própria pessoa, BELEZA
Vai como a criança que não teme o tempo, MISTÉRIO
Amor se fazer é tão prazer que é como se fosse dor, MAGIA
                                                                                                   (“Redescobrir” – Gonzaguinha, 1981)


As comemorações pelos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro acontecem em meio a reformas urbanas, com obras em inúmeros pontos da cidade, obras estas que levaram, à população, a possibilidade de redescobrir e repensar a história local. Escavações que trazem à superfície objetos e construções de períodos históricos passados, derrubadas de monumentos e edificações em áreas com importância histórico-culturais que foram abandonadas por longo tempo...
Opiniões de crítica ou apoio mobilizaram a maioria dos moradores da cidade (e mesmo de outras pelo país) a relembrar fatos, a “puxar pela memória”, a fazer visitas a locais antes desconhecidos, a refletir sobre o Rio de Janeiro, a história da cidade e a sua própria.
REDESCOBRIR... Descobrir de novo... Aquilo que já sabemos, mas estava encoberto:  pelo tempo, pela poeira, pelo esquecimento, pela correria da vida, pela história que altera a história...
Inspirado por todos estes acontecimentos e embalado pela canção de Gonzaguinha, o  Núcleo de Arte Professor Albert Einstein optou pelo tema “Redescobrir.  Um encontro com a história do Rio de Janeiro e do Núcleo de Arte professor Albert Einstein”.  Relembrar sua própria trajetória, neste momento de reestruturação político-administrativa, é fortalecer sua história, seu trabalho de construção artística e pedagógica.


Eventos:


1)  AULA INAUGURAL à  Fevereiro/2015  -  Com o objetivo de apresentação das linguagens artísticas oferecidas pelo Núcleo de Arte professor Albert Einstein, preparamos dos dias de Aula Inaugural onde TODOS os alunos inscritos puderam participar de atividades variadas, experimentando um pouquinho de TODAS as aulas.
                                                         



2)  “RIO DE JANEIRO POR SUAS CALÇADAS à  Projeto Caminhos. -  Ir e Vir.” à  Orientados pelo Prof. Pablo das Oliveiras, alunos finalizam pedras da calçada que será instalada no próprio Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein.  O processo iniciou-se em 2014 incluindo visitas a locais na Cidade do Rio de Janeiro cuja ambientação e calçamento foram objetos de estudo histórico e artístico (“Valongo:  A Pequena África”;  “Vila Isabel:  Um Bairro Musical”;  “Centro:  O Rio Afrancesado”;  “Aterro do Flamengo:  Um parque à Beira-Mar”;  “Orla e Praias: Do Leme ao Pontal”).

                      


3)  CRIAÇÃO MUSICAL à  Orientados pelos professores de música, alunos das variadas modalidades (Violão, Piano e Teclado, Flauta, Canto, Percussão e Prática de Conjunto) exercitando a composição musical para participação no FECEM (Festival da Canção das Escolas Municipais do Rio de Janeiro).
                    
                                



4)  SHOW DE TALENTOS à  Convidados a participarem do evento organizado pela E.M. Prof. Albert Einstein, alunos do Núcleo de Arte colocam em prática seu aprendizado nas aulas de Balé, Jazz, Hip Hop , Música, apresentando-se diante de professores e colegas.                                                                                                                        
                             



                                                                                                                                                                                                         
                                           
5)  CRISTO REDENTOR à  Com a utilização de garrafas pet como base, alunos modelam imagens do Cristo Redentor, um ícone da Cidade do Rio de Janeiro, com técnica de papier maché.  Sobre a modelagem os alunos poderão utilizar pinturas variadas registrando sua expressão de pensamentos e anseios a respeito da cidade onde moram.       
                                          
                                    

   

6)  TEATRO à  Oficinas e Prática de Montagem.  O exercício da cena teatral, a possibilidade de aprofundar-se na alma humana, que sofre, ama, inveja, teme, deseja, odeia...  Experimentar-se no outro, investir-se de personagens que, com suas falas e ações, contam as histórias dos Homens.  Desde a criação improvisada de cenas até a montagem de um espetáculo, a dramaturgia universal mantém-se viva.


                              



Seguidores