-
Aulas de Musica
As oficinas de música se baseiam na utilização, exploração e organização dos elementos da linguagem musical a partir dos movimentos corporais e dos instrumentos musicais.
-
Aulas de Dança
Dança é liberdade de expressar através do corpo o sentimento do espirito. É criatividade, ritmo e harmonia. É realizar sonhos. Venha realizar o seu, estamos te esperando!
-
Aulas de Artes Visuais
As artes visuais reúnem produções de várias linguagens como: pintura, escultura, grafite, entre outros. Nosso trabalho é realizado em oficinas que possibilitam pesquisas, experimentações para o fazer arte, a partir de técnicas e conhecimento da Historia da Arte.
-
Aulas de Teatro
“Mistério, Dúvida, Criação”. A oficina trabalha com improvisação, expressão corporal e a montagem de uma peça teatral.
-
Aulas de Video
A oficina de vídeo busca elaborar projetos de produção de imagens com aplicação das ferramentas tecnológicas. Este exercício de captura e edição de imagens é feito de forma critica e criativa diante das transformações do mundo.
Parabéns!!
A Mostra de Dança da 7ªCRE que aconteceu no Teatro da UERJ no dia 01/09/2011 foi um Sucesso de organização e qualidade. ADOREI!
Lágrimas de alegria e emoção, participar desses momentos é a certeza que os alunos da Rede Municipal estão no caminho certo de aprimoramento e realização!
A Participação da Profª Cristina Escaleira e seus alunos, que fazem parte do Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein se deu pela construção de um trabalho sistemático e brilhante.
Agradeço a professora e os alunos pela oportunidade de apreciar mais esta produção.
Beijos com flores e cores. Barbára de Crim V.
“Nas tramas do Cordel”: Vou começar falando de minha experiência neste processo de criação coletiva junto com os alunos. Primeiramente começamos com improvisações sobre alguns temas que eram típicos do teatro de Cordel como: O macaco que queria virar homem, O homem que trocou a mulher por uma vaca, A mulher que comeu um tamanco por ciúmes do marido... Após assistir ao filme “O auto da Compadecida”, pudemos identificar melhor a corporalidade e a teatralidade dos atores nesta tradição. Começamos a trabalhar um corpo mais característico desta região, pela voz e a forma de andar, que eram diferentes dos cariocas. Havia uma pesquisa também antropológica em como se colocar na cena. Em seguida novas improvisações em forma de circo: Os alunos improvisavam histórias de circo, com apresentação de palhaços ou de outros personagens do circo com uma música de fundo. Os alunos conseguiram se integrar totalmente na improvisação e entre eles e percebi que essa era nossa abertura da peça. Logo depois começamos a encontrar os conflitos do povo do sertão: os retirantes, a mulher nordestina e a seca. Surgiu a improvisação com imagens. Os alunos tinham que pesquisar imagens do sertão e reproduzir na cena. Eram três imagens e a música de fundo os ajudou a entrarem no clima. Em seguida encontrei uma poesia de Ferreira Gullar chamada “Uma Nordestina” e surgiram as narradoras que falavam essa poesia por trás das imagens. Assim íamos compondo nossas teias da peça e para não esquecer das feiras populares, onde se vende de tudo e da forma mais variada possível. Os alunos criaram o seu texto com a mercadoria que iam vender e tinha de ser típica do nordeste. A tradicional personagem da velha cega que conhece todas as histórias da cidade apareceu e ela chamava a todos para ouvir suas histórias. As crianças vinham buscá-la e sentavam rapidamente na frente para ouvir. Uma das histórias que ela conta é a de um morador chamado João que tinha ciúmes da mulher ir para igreja e que nós transformamos em uma cena dramática. Essa história foi encontrada por uma aluna na internet e que adaptei para se encaixar na peça. Também trabalhamos repentes com as músicas do teatro de cordel que achamos na internet. No final, todos cantam esse repente que fala sobre a amizade:“Seja amigo e amiga,Paz e solidariedade, não há dinheiro que compre, a verdadeira amizade, cultiva amor e carinho, semeia a fraternidade.”
Este é somente um caminho de início para a primeira mostra de Teatro de 2011. Estão todos convidados espero que gostem!!!
Andréa Stelzer.
Com muita alegria,flores e cores que participo deste blog.
Venha visitar o Núcleo e a sala de leitura. O espaço é seu,
desenvolva os seus projetos. Bjs. Bárbara de Crim V.
Fotos dos nossos alunos e do nosso Coordenador Rogério Borda apresentando o espaço.
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2011
(18)
-
►
maio
(11)
- Espetaculo em cartaz Todas as sextas - 9:00 hN.A....
- ARTES VISUAIS - 2011 Profa Eliane MagnoProf P...
- ALUNOS E EQUIPE 2008 ...
- MUSICA - 2008/2009
- DANCA - 2008/2009( Cristina Escalleira, Roberto C...
- ARTES VISUAIS - 2008/2009(Monica Cunha, Eliane Ma...
- TEATRO - 2008/2009(Erika Thebaldi, Andrea Stelzer...
- Mostra Final no Sesc Ensino Medio 2009
-
►
maio
(11)